Por que a semana tem sete dias?
Você já se perguntou por que a semana tem sete dias? Eu sim, esta pergunta é respondida aqui, juntamente com a origem dos nomes dos dias da semana.
Existem diversas teorias que explicam por que a semana tem sete dias. Segundo a história, a prática de agrupar sete dias em uma semana remonta à Babilônia, na Mesopotâmia antiga. Os povos dessa região decidiram homenagear os sete corpos celestes conhecidos na época: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.
Outra explicação sugere que a semana tem sete dias porque esse período se alinha de perto com as fases lunares. Além disso, há uma teoria baseada em referências religiosas, como os seis dias de criação e o descanso divino no sétimo dia.
Os romanos, influenciados pela astrologia, deram nomes aos dias da semana de acordo com os astros do Sistema Solar. Em português, temos: Dia do Sol, Dia da Lua, Dia de Marte, Dia de Mercúrio, Dia de Júpiter, Dia de Vênus e Dia de Saturno.
Em espanhol, a tradição é semelhante. Por exemplo, Lunes (segunda-feira) faz referência à lua, enquanto em inglês, Monday (segunda-feira) lembra "moon", que significa lua. Os demais dias da semana também homenageiam os corpos celestes, como Sunday (domingo) para o Sol e Saturday (sábado) para Saturno. Os outros dias, Tuesday, Wednesday, Thursday e Friday, não têm uma conexão direta com o Sistema Solar.
"Agora surge a questão: por que usamos a palavra 'feira' em português?
A origem remonta à semana da Páscoa, onde, embora todos os dias fossem feriados, ainda assim funcionavam as feiras. Assim, teríamos prima-feira (o primeiro dia da semana, o domingo), secunda-feira (segunda-feira) e assim por diante.
Outra explicação remonta aos primórdios do Cristianismo, quando as opções profissionais eram limitadas e as pessoas dedicavam seu tempo à oração. Os dias dedicados à oração eram chamados de 'feriaes' ou feriados.
Fim de semana
As denominações dos dias que compõem o fim de semana também remontam aos romanos. Sábado é considerado o dia de Saturno, derivando de 'sabbath', que significa "descansar". Para os judeus, o Sabbath é considerado o dia de descanso.
Por outro lado, o domingo, originalmente conhecido como 'solis dies' em latim, que significa "dia do Sol", teve seu nome alterado pelos cristãos para 'dominica', que significa "dia do Senhor" (dies dominus)."

Comentários
Postar um comentário