Artes: O que é Gestualismo

O gestualismo surgiu na cidade de Nova Iorque durante os anos 40, suas influências foram diversas, com destaque para os processos de pintura automática utilizados pelos artistas surrealistas. O gestualismo é também chamado de action painting e suas principais características são: permitir a observação do gesto pictórico, não apresentar esquemas prévios e liberar emoções por meio do automatismo.

Veja também: Técnicas de pintura artística


Considerada uma técnica artística extremamente autoral e pessoal, teve como seus principais representantes Jackson Pollock, pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato e Harold Rosenberg, criador do termo action painting. Outros nomes importantes foram Willem de Kooning, pintor figurativista e retratista e Franz Kline, pintor americano.

As bases essenciais para a criação do estilo gestualista foram os sinais e os gestos de pintar como maneira de se expressar artisticamente. A corrente originou-se do expressionismo abstrato, da qual faziam parte diversos pintores citados acima. Outra influência bastante visível nas obras gestuais é de origem oriental, principalmente japonesa e chinesa.

Uma característica do gestualismo é a liberdade que dá ao artista em liberar emoções enquanto executa a obra de arte. Não são utilizados materiais tradicionais. Espátulas, pincéis, rascunhos e esboços são deixados de lado. Na verdade, este tipo de pintura leva mais em conta a velocidade de sua execução, o gesto e tudo o que designa o termo “pintura de ação” (Action Painting). No caso de Jackson Pollock, era utilizado do sistema de dripping, que consistia em espalhar a tinta que caía diretamente de um tubo ou de um balde. Sem qualquer controle estético, uma camada de tinta ia se sobrepondo à outra em uma tela estendida no chão, resultando em um denso emaranhado caótico de cores, formas e imagens.

Na opinião de alguns críticos de arte, o gestualismo, ou action painting, faz uma releitura do principal conceito de surrealismo que André Breton, escritor, poeta e teórico francês do surrealismo deixou: o automatismo, método de produção artística que prioriza a atividade subconsciente sobre a consciente.

Entre as obras mais importantes do gestualismo estão Blue Poles: Number 11 (1952), Number 32 (1950), Echo: Number 25 (1951), Guardians of the Secret (1943), de Jackson Pollock, entre outras.


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gestualismo_(pintura)

http://sepia.no.sapo.pt/sepiaapcxx.html

http://www.artesanatonarede.com.br/wiki/?id=69

http://bethccruz.blogspot.com/2009/03/jackson-pollock-biografia-e-obras.html

http://www.pitoresco.com/art_data/automatismo.htm

Comentários

  1. A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A linguagem em Bakhtin: pontos e pespontos

Quem foi Millôr Fernandes? O gênio do humor brasileiro

Rachel de Queiroz: vida e obra